Assista Nossos Vídeos

bot video

Intervenções e Palestras

Partindo de métodos originários em pesquisas científicas, as intervenções e palestras são realizadas em empresas, sindicatos e órgãos do governo, com o propósito de conscientizar sobre os aspectos subjetivos do trabalho, buscando maneiras mais saudáveis de se viver juntos no trabalho e na vida.

São desenvolvidas atividades de consultoria e de assessoria desde 2006, pautadas em conhecimentos científicos e na análise contextualizadas das demandas. Diante deste propósito, as intervenções são voltadas às problemáticas de saúde mental, assédio moral e de relações no trabalho.

Intervenções desenvolvidas

Diagnóstico técnico das relações no trabalho ou de saúde mental no trabalho: contempla a análise das práticas de gestão e de controle e suas correspondências nos processos de descompensações mentais e nas interações entre as pessoas no trabalho. Ao contrário de oferecer gráficos numéricos como em um estudo quantitativo, o diagnóstico realizado busca profundidade na análise qualitativa, de maneira a evidenciar as complexas relações de trabalho, específicas de cada contexto, que levam ao adoecimento mental, ao assédio moral e aos conflitos crônicos no trabalho. O diagnóstico técnico é essencial, pois é por meio dele que se definem as intervenções posteriores, seja na forma de cartilhas, palestras ou treinamentos de longo prazo.

Palestras: com variação entre 30 minutos a 2 horas, as palestras realizadas são ricas em exemplos práticos e recursos didáticos, com linguagem apropriada para cada público, com o objetivo de promover conscientização e sensibilização. São abordados temas relacionados ao assédio moral e sexual, saúde mental, adoecimento e relações interpessoais no trabalho.

Cartilhas: têm sido um dos importantes recursos complementares as demais ações, como palestras e treinamentos. As cartilhas são desenvolvidas com conteúdos e ilustrações específicas para cada realidade, com linguagem e abordagens apropriadas ao objetivo e público alvo. Os temas abordados com maior freqüência são assédio moral e sexual, saúde mental, relações interpessoais, sofrimento e construção de uma identidade ética no trabalho.

Workshops ou treinamentos gerenciais: proporciona uma instrumentalização dos gestores e líderes para o desenvolvimento de padrões relacionais mais saudáveis, envolvendo o tratamento de problemas correlatos com saúde, conflito e assédio moral. Segue modelo interativo de intervenção, podendo ter duração variada, conforme os objetivos e a viabilidade da intervençãoo em cada organização.

Intervenções processuais em grupos: atividades centradas na prevenção e na gestão do sofrimento e adoecimento no trabalho ou na gestão das relações no trabalho. Implantação, treinamento de equipe e definição de procedimentos de serviços de ouvidoria das relações no trabalho, de serviços de atendimento a problemas de saúde mental ou assédio moral no trabalho e de serviços de acolhimento ao trabalhador.

Cursos ou capacitação técnica: tratam sobre sofrimento, adoecimento, assédio moral, relações interpessoais, entre outros temas, desenvolvidos como treinamento ou capacitação para trabalhadores, gestores, profissionais de gestão de pessoas e de saúde, ou como formação sindical.

Laudos periciais ou pareceres técnicos: avaliação de dano psíquico e verificação de nexo causal relacionado a casos individuais ou coletivos de assédio moral e de adoecimento mental no trabalho;

Gestão das informações sobre relações no trabalho: assessoria e consultoria para a padronização no registro de informações sobre assédio moral, relações no trabalho e adoecimento, de maneira a subsidiar políticas de intervenção mais amplas e preventivas.

Organizações atendidas

Petrobras, Eletrobras, Eletrosul, Compesa, Tribunal Regional do Trabalho, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Justiça Federal, CONTRAF, CONTRACS, CUT, SINTRAJUFE, CORREIOS, Ministério Público do Trabalho, OIT, FETEC, Sindicato dos Bancários, Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, SINDITEST, Hospital das Clínicas da UFPR, entre outras.

Palavras Mais Buscadas

Assédio Moral Psicologia do Trabalho Relações de Trabalho Palestra sobre Assédio Moral Treinamento Gerencial Treinamento de Liderança Intervenções em Assédio Moral Consultoria Assédio Moral Perícia Psicológica Ouvidoria de Relações no Trabalho Saúde Mental

Contatos

Profª Drª Lis Soboll
Praça Santos Andrade, 50
Centro, Curitiba-PR
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

exemplofoto