Assista Nossos Vídeos

bot video

Grupo de Pesquisa

Registrado no CNPq e certificado pela UFPR desde 2010, o Grupo de Pesquisa e Intervenção Trabalho e Processos de Subjetivação é coordenado pela Profª. Lis Soboll e tem como objeto de estudo e de intervenção a relação entre organização do trabalho e processos de subjetivação. Este grupo considera o contexto político econômico, a atividade de trabalho, as práticas organizacionais e as formas de subjetivação, e analisa e desenvolve intervenções centradas nos processos de adoecimento e de assédio moral, nos comportamentos defensivos e emancipatórios e nas vivências de prazer e sofrimento relacionados ao trabalho.

Entretanto, os propósitos deste grupo não se encerram na realização de pesquisa acadêmica, mas utiliza-se desta atividade visando uma efetiva contribuição social, tanto na formação acadêmica e profissional (de graduação e pós-graduação), assim como na forma de construção de espaços de reflexão e ação com diversos atores sociais pela metodologia e por meio da perspectiva crítica adotada nas pesquisas.

Destaca-se como contribuição científica deste grupo o desenvolvimento de aporte teórico-metodológico construído de maneira interdisciplinar, a partir do diálogo entre a perspectiva das teorias Psicossociologia e Psicodinâmica do Trabalho e da Economia Política do Poder, promovendo avanços no esclarecimento teórico sobre os processos de subjetivação no trabalho e sua relação com a forma de organização do trabalho no contexto produtivo atual, rompendo com a individualização na análise das questões subjetivas no trabalho e subsidiando ações de empresas, sindicatos e profissionais de saúde no enfrentamento das problemáticas relacionadas ao adoecimento, à violência e as relações no ambiente de trabalho.

 

Conheça as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo Trabalho e Processos de Subjetivação:

  • Assédio Moral no Trabalho
  • Contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Ideologia gerencial capitalista, os processos educacionais e vínculos sociais
  • Organização, trabalho e subjetividade
  • Processo saúde-doença relacionado ao trabalho

 

Conheça algumas pesquisas desenvolvidas no grupo:

Pesquisas de mestrado

Joana Alice Ribeiro de Freitas. Assédio moral no trabalho docente em uma universidade pública: Da demanda inicial ao problema real. 2013. Dissertação - Centro Universitário Franciscano.

Rossana Cristina Jost. O controle da subjetividade no cotidiano organizacional do trabalho autônomo: da sedução a violência dissimulada. 2012. Dissertação - FAE Centro Universitário.

Tânia Cristina Silva Barbieri. Psicodinâmica do trabalho. 2012. Dissertação. FAE Centro Universitário.

Cristian Finger. Processos de subjetivação e trabalho: Estudo dos profissionais de gestão de pessoas. 2012. Dissertação - Centro Universitário Franciscano.

Arlete Maria Zagonel Galperin. O processo de submissão e as práticas de gestão: um estudo de caso em uma unidade de produção capitalista. 2011. Dissertação. FAE Centro Universitário.

Diogo Ferraes. Balanced Score Card. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Organizações e Desenvolvimento da FAE) - FAE Centro Universitário.

Alexsandro Lima. Cotidiano prisional. 2009. Dissertação (Mestrado em Organizações e Desenvolvimento) - Centro Universitário Franciscano do Paraná.

Monografia de conclusão de curso

Bruna Frogeri Fernandes. Nós não valemos nada!: uma análise sobre a saúde mental dos motoristas de ônibus de Curitiba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Flavia Della Costa. Orientação Monografia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Lis Soboll.

Caroline do Rocio Luz. ''Realização de Si'' no trabalho de psicólogos que atuam em gestão de pessoas: uma análise psicodinâmica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Lis Soboll.

Bianca Ercole. O papel do coaching no desenvolvimento de competëncias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Lis Soboll.

Clarice Ebert. A vivência psicológica do trabalho pastoral: das tarefas às relações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Lis Pereira Soboll.

André Davi Eberle. Assédio Moral no Trabalho: um olhar a partir da psicodinâmica do trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Lis Soboll.

Palavras Mais Buscadas

Assédio Moral Psicologia do Trabalho Relações de Trabalho Palestra sobre Assédio Moral Treinamento Gerencial Treinamento de Liderança Intervenções em Assédio Moral Consultoria Assédio Moral Perícia Psicológica Ouvidoria de Relações no Trabalho Saúde Mental

Contatos

Profª Drª Lis Soboll
Praça Santos Andrade, 50
Centro, Curitiba-PR
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

exemplofoto